O Pilates é inclusivo
- Emanuelle Lima
- 15 de set. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 30 de jun. de 2022
O Método Pilates e seus princípios podem ser aplicados e ensinados a vários públicos. Como uma prática de exercício e atividade física, quando usado de forma direcionada se torna acessível e inclusivo, já que os seus movimentos, aliados aos vários equipamentos e acessórios, trazem a possibilidade de muitas variações e adaptações necessárias para a individualidade de cada praticante.
Auxilia, também, para melhora da autoestima do aluno, quando dentro de cada aula ele se percebe experimentando e desenvolvendo novas possibilidades no seu corpo e conquistando potência e confiança através dos desafios de cada exercício.
O Método pode ser usado ainda como ferramenta terapêutica, criando e desenvolvendo um ambiente de comunidade integrado. Usado de forma direcionada para a ludicidade, o usuário ganha benefícios funcionais, melhora de força, mobilidade e flexibilidade, ajudando a treinar a coordenação, plano e organização motores, e estímulos cognitivos.
A inclusão é dever social de todos nós como cidadãos, e nada mais justo e digno promover essa inclusão em nossa prática clínica.

Comments